“Xidjumba” em exposição na Fortaleza de Maputo
Está patente na Fortaleza de Maputo uma exposição intitulada “Xidjumba”, da autoria do artista Amarildo Rungo, que retrata o reaproveitamento de objectos que são recicláveis e, através dos quais, contar histórias de vida.
Essencialmente, trata-se de objectos deitados no lixo que o artista procura, através da exposição, mostrar que é possível a sua reutilização dando-lhes novas formas de utilidade, ao invés de descartá-los.
Basicamente a exposição é composta por esculturas feitas à base de tecidos velhos, plásticos, sapatos, bolas, entre outros objectos.
Diferentemente dos anos anteriores, esta exposição abre espaço para exploração do espaço exterior da Fortaleza de Maputo, mostrando que pode também ser utilizado para a arte.
Assim, além do público que pode propositadamente visitar a Fortaleza, o público da baixa da cidade de Maputo, zona turística por excelência, pode também contemplar a exposição, que também contribui para uma nova imagem daquela parte da baixa de Maputo. A exposição está aberta até ao dia 15 de Junho deste ano.