Universidade Eduardo Mondlane

Logo-UEM-A3-01

Centro de Ensino a Distância

O Centro de Ensino a Distância, designado por CEND, é uma unidade orgânica da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) que se dedica à operacionalização de iniciativas de Ensino a Distância (EaD) assim como à promoção e coordenação das actividades de EaD a nível das faculdades de modo a garantir que as diferentes unidades orgânicas de ensino ofereçam cursos a distância de qualidade e relevância, através de tecnologias sofisticadas e modelos apropriados.

O CEND foi criado através da deliberação 13/CUN/2002, de 29 de Novembro, publicada no BR, II série, nº 51, de 18/12/02, estando criadas as condições jurídico-institucionais para tornar a UEM numa instituição de ensino superior bi-modal, ou seja, provedora de ensino presencial e à distância. As normas que regem o funcionamento do CEND estão plasmadas no seu regulamento aprovado por Deliberação 7/CUN/2004 de 16 de Dezembro, publicado no BR, II série, nº 9, de 01/03/06.
Veja em anexo o regulamento do CEND

O EaD havia sido inscrito no Objectivo 8 do Plano Estratégico da UEM (1999/2003). A integração do EaD na estratégia da UEM surgiu como resposta, por um lado, ao número limitado de vagas no ensino convencional que era insuficiente para atender a grande demanda de acesso ao Ensino Superior que se verificava na época; e por outro, a localização da UEM, que não permite cobrir todo o País em termos territoriais. Daí que o objectivo do EaD é alargar o acesso ao ensino superior aos cidadãos que por várias razões como por exemplo, profissionais, não podem frequentar uma instituição de ensino presencial, e, ao mesmo tempo, dar oportunidades aos docentes de participarem em cursos de curta duração de índole profissional sem o abandono das salas de aulas.
A primeira experiência de EaD foi em 2008, que consistiu  numa Licenciatura em Gestão de Negócios com a Faculdade de Economia, e, a seguir, num Mestrado em Educação Agrária com a Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal.