Reitor da UEM participa do XXIV Encontro da REALP
O Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, participou, de 25 a 29 de Setembro, no XXIV Encontro da Rede de Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa (REALP), na Universidade de Pernambuco, no Brasil.
O Encontro, que marcou também a comemoração dos 25 anos de actuação da Rede, teve como foco no papel da Ciência e Inovação para a Sustentabilidade como elementos prioritários apresentando temas interdisciplinares e transversais, em diversos grupos de trabalho, onde foram realizadas mesas-redondas, palestras e apresentação de artigos científicos sobre água, mudanças climáticas, cidades sustentáveis, território e património cultural, uso e conservação de florestas, zonas costeiras e oceanos, economia circular, capacitação e criação de programas de pós-graduação em rede, entre outros.
O Encontro serviu também como momento de assinatura da Adenda de integração/aceitação formal da Universidade Pedagógica de Maputo (UP Maputo) e da Universidade de São Tomé, como novos membros da Rede.
A Rede de Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa é resultado de um protocolo entre diferentes instituições governamentais e universitárias do Brasil e Portugal, criada em 1997, como resultado da Conferência Mundial das Nações Unidas – Rio 92, com o objectivo global de promover a cooperação científica na área do meio ambiente, políticas públicas e desenvolvimento sustentável. Actualmente, congrega 19 instituições, de Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique e Timor Leste.
Durante a sua estadia naquele país, o Reitor visitou outras instituições de ensino superior e de investigação, com destaque para a Universidade Estadual da Santa Cruz em Ilhéus, com a qual a UEM celebrou em Junho último, um acordo de cooperação com vista a possibilidade de estabelecimento de parcerias em áreas de interesse comum.