Meu desejo é ter uma participação valiosa no mundo científico
Gildo Nhanombe, estudante da ESNEC
Natural da localidade de Cambine, província de Inhambane, Gildo Pedro Nhanombe é estudante finalista do curso de licenciatura em Agronegócios na Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC). Tem se destacado pelo seu envolvimento em actividades de investigação com impacto nas comunidades locais e não só.
Quando é que ingressou na UEM e porquê escolheu Agronegócio?
Admiti na UEM em 2019. Escolhi Agronegócio porque sempre admirei esse curso, é por isso que das outras alternativas escolhi este curso. A minha paixão por esta área aumentou e esta exposição justifica.
Tem estado envolvido em trabalhos de investigação, e actualmente tem um projecto de pesquisa intitulado “Efeito Toxicológico do Contaminante Emergente (Detergente) na Cultura de Milho”. Essencialmente, qual é o objectivo desse estudo?
A pesquisa surge de uma observação e acompanhamento de situações normalmente desenvolvidas na sociedade, que é o caso das famílias que aproveitam a água dos lagos para a irrigação dos campos de produção e para a satisfação simultânea de outras necessidades domésticas, caso específico de higienização (como lavagem de roupa), depositando, a posterior, água contendo detergente na margem dos lagos, numa situação em que no processo do ciclo hidrológico, a água é recompensada e reposta aos lagos e novamente útil para a irrigação, caso real e socialmente vivido. Nesta vertente, a pesquisa tem por objectivo estudar o efeito toxicológico deste contaminante emergente (Detergente), inicialmente, no rendimento da cultura de milho, assumido o processo anteriormente descrito tendo por parâmetros: poder germinativo, desenvolvimento e rendimento da cultura.
Em que fase está a pesquisa?
Este é um estudo que já foi desenvolvido ao nível de laboratório. O que pretendemos agora é montar um ensaio no campo, mas estamos em pausa por falta de financiamento para montar o experimento e avançar para a última fase.
Disse que o estudo já foi desenvolvido ao nível do laboratório. O que os resultados sugerem?
No laboratório o estudo foi desenvolvido com a cultura de milho, tomate e alface, tendo concluído que verdadeiramente o contaminante determina as condições de desenvolvimento da planta e quanto mais era a dosagem do detergente, menor era a capacidade de suporte até na emergência das sementes, e isto já reflecte o esperado no campo e uma sugestão negativa face às atitudes das famílias que fazem a sua higienização às margens dos lagos, comprometendo a produção e produtividade agrícola.
Consta-nos que tem outro projecto de pesquisa intitulado “Agricultura Familiar, Abastecimento e Desenvolvimento Familiar”. Qual é o objectivo?
Este é um trabalho que estou a desenvolver no âmbito de culminação do curso. Tem por objectivo avaliar o contributo da agricultura praticada pelo sector familiar no abastecimento e desenvolvimento local sustentável do distrito de Chibuto.
Onde pretende chegar com iniciativas de pesquisa?
Com estas iniciativas pretendo, não somente enraizar em mim o espírito de pesquisa, mas também contribuir socialmente e cientificamente pelo que é necessário, trazendo ao conhecimento o desconhecido e à descoberto o encoberto, participar do mundo das pesquisas que tem cada vez mais trazido previsões e soluções reais que permitem ao homem posicionar-se proactivamente.
Que Gildo o país pode esperar depois de terminar o curso?
Depois da minha formação, o desejo é de continuar na área da pesquisa, trazendo cada vez mais uma participação valiosa no mundo científico por meio do desenvolvimento de mais estudos de variáveis recentes e de interesse geral e, sem escapar, viradas a área de formação.