UEM e os EUA assinalam 30 anos de cooperação no domínio académico
A UEM e a Embaixada dos Estados Unidos da América celebraram hoje (14/11), em Maputo, 30 anos de cooperação, dos quais foram assinados 27 instrumentos de cooperação com diversas instituições americanas com o objectivo de promover e implementar iniciativas e projectos de mobilidade académica, ensino-aprendizagem, investigação científica, extensão universitária e capacitação institucional, incluindo bolsas de estudo para a formação pós-graduada, criação de novos cursos de mestrado e unidades orgânicas e apoio em equipamento laboratorial, meios informáticos, material bibliográfico, e não só.
Na ocasião, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, disse que foram estabelecidos diversos instrumentos que se traduziram na formação pós-graduada de recursos humanos cujo contributo se mostra central na agenda de formação de quadros com capacidade de actuar nos vários domínios de conhecimento.
Mencionou a Cooperação no âmbito do Programa “American Fulbrigth Scholars” e Fulbrigth Junior Staff, Cooperação com as fundações Ford, Rockefeller, MacArthur e Carnegie, parcerias UEM-EUA-02com as Universidades do Texas do Norte e a Universidade Estadual de Ohio, parceria com a USAID, com a ANADARKO Moçambique Área 1 e, muito recentemente, a cooperação com os EUA para o desenvolvimento do Centro de Desenvolvimento de Carreiras num Consórcio que envolve a Universidade Estadual de Michigan, a Universidade Púnguè e o Instituto Superior Politécnico de Manica através do projecto Higher Education for Leadership, Innovation and Exchange.
O Reitor garantiu que a instituição que dirige vai continuar a contar com a parceria das instituições americanas particularmente nesta fase de desenvolvimento da Universidade em que decidiu embarcar num novo ciclo de planificação estratégica que tem em vista a sua transformação em Universidade de Investigação.
O Embaixador dos EUA, Dr. Peter H. Vrooman, referiu que ao longo das três décadas pesquisadores americanos ensinaram, aprenderam e cresceram com professores e estudantes moçambicanos através de dezenas de iniciativas conjuntas, incluindo mobilidade. “Hoje é um dia para reflectirmos sobre o nosso passado e brindarmos o nosso futuro brilhante”, disse.
EUA inaugura american Shelf no Centro Estudantil da UEM
Trata-se de espaços reservados a prática da língua inglesa, fornecimento de recursos sobre como viajar e estudar nos EUA, informações sobre a cultura e a sociedade dos Estados Unidos. Para o Embaixador, a estante é um testemunho tangível da forte parceria daquele país com a UEM. O espaço reflecte os valores da diversidade e a inclusão. O Dr. Peter H. Vrooman explicou que o espaço apesar de estar localizado dentro do campus principal da UEM é acessível a todos.
Segundo o Reitor, o espaço é importante para complementar a formação dos estudantes no domínio cultural e na aquisição de habilidades práticas da língua inglesa.