Especialistas das ciências matemáticas partilham novas tendências em Maputo
Especialistas do ramo das matemáticas reuniram-se em Maputo (de 22 a 25/11) na 41ª Conferência da Associação das Ciências Matemáticas da África Austral (SAMSA), para partilhar novas tendências em aplicações matemáticas e os desenvolvimentos registados no campo da matemática e da matemática aplicada, novas áreas de pesquisa, não apenas na matemática pura, mas também em todos os outros campos da ciência que fazem uso da disciplina.
Especificamente, a SAMSA 2022 tem como objectivo estimular a colaboração regional e internacional, treinamento, pesquisa e divulgação dentro e fora da região; estabelecer uma plataforma interdisciplinar para formuladores de políticas, gestores, pesquisadores, profissionais e educadores para apresentar e discutir as últimas inovações, tendências e preocupações, bem como desafios práticos e soluções adotadas em diferentes áreas de aplicação da matemática.
Na abertura do evento, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, disse que a Matemática deve conceber-se como força motriz para a dinamização do pensamento lógico e da apropriação da ciência nas diferentes frentes, justificando que outras várias ciências como a Biologia, a Química, a Física, o Desenho, a Informática, as Ciências Sociais, as Artes, até a filosofia aplicam os princípios da Matemática para a elaboração de seus princípios funcionais.
Para o Reitor, o aprofundamento das questões ligadas a matemática afigura-se central na medida em que permite sistematizar e reter recomendações que podem conduzir ao estabelecimento de uma plataforma comum no contexto da educação matemática nos países da região na actual fase do desenvolvimento social, cultural e científico.
“Os cientistas matemáticos da nossa região têm nesta Conferência um espaço apropriado para mostrarem as suas valências e a sua contribuição para o desenvolvimento da Matemática”, disse.
O presidente da SAMSA, Prof. Doutor Sandile Motsa, explicou que a conferência vai igualmente constituir uma oportunidade para criação de redes de contactos entre académicos desta especialidade.
O evento que decorreu sob lema “Ciências matemáticas para inovação tecnológica e desenvolvimento humano” debruçou-se em torno de tópicos como álgebra, bioestatística, matemática financeira, biologia matemática, física teórica, educação matemática, ciência de dados, dinâmica de fluidos e matemática discreta.