UEM acolhe workshop sobre exploração de recursos energéticos
A Universidade Eduardo Mondlane acolheu esta semana, em Maputo, um Workshop sobre a transferência de habilidades e conhecimentos relevantes para a exploração racional dos recursos energéticos no país.
O evento, que visava apresentação de resultados dos trabalhos de investigação desenvolvidos no âmbito do projetco NICHE, foi promovido pela UEM em coordenação com a Embaixada do Reino dos Países Baixos.
Discursando na abertura do workshop, a Vice-Reitora Académica, Profª. Doutora Amália Uamusse, disse que o projecto tem um enorme contributo para o país, pois possibilitou a formação de massa crítica no campo energético, área crucial para o desenvolvimento de Moçambique.
“Por um lado, a implementação desta iniciativa também contribuiu para o reforço da capacitação local e, por outro lado, o fortalecimento da cooperação entre as duas instituições”.
Afirmou que, o workshop abre oportunidade para que os estudantes de pós-graduação partilhem os conhecimentos adquiridos no âmbito do programa e adquiram subsídios importantes para aprimorar os seus trabalhos de investigação e também contribuam para os novos desafios da humanidade neste campo.
A Vice-Reitora Académica acrescentou que a iniciativa NICHE se enquadra na Visão e Missão da UEM, referente à construção de uma universidade líder em pesquisa, área importante para os processos de ensino e aprendizagem, pretendendo, assim, ser uma referência internacional.
Por sua vez, o representante da Embaixada do Reino dos Países Baixos, Maarten Rusch, afirmou que a UEM e as instituições de ensino superior daquele país, no âmbito da cooperação existente, vão trabalhar conjuntamente no sentido de dar os passos necessários para fortificar a área das energias renováveis em Moçambique, através de treinamento de profissionais e o desenho e desenvolvimento de programas de pós-graduação.