Laboratório de Astrofísica recebe kit completo de Radiotelescópio
A Universidade Eduardo Mondlane, através do laboratório de Astrofísica de ciências espaciais e inteligência espacial, recebeu um kit completo de radiotelescópio doado pela Universidade de LEEDS, do Reino unido, instituição parceira da UEM no âmbito do projecto DARA.
A doação é composta por livros, um laptop com software para fazer a manipulação de dados e o kit completo de radiotelescópio.
O novo equipamento irá permitir que o país possa se preparar em instrumentação em radioastronomia, observação em radioastronomia, manipulação de dados em radioastronomia e publicação de artigos científicos, através da instrumentação da radioastronomia, o que possibilitará que Moçambique faça parte do projecto SKA.
O Coordenador do grupo de astrofísica e inteligência artificial na UEM, Prof. Doutor Cláudio Paulo, disse que este é o primeiro radiotelescópio de mesa em Moçambique, e o mesmo vai permitir que os estudantes tenham a percepção de como é que se faz observação no cumprimento de onda de rádio. O Coordenador garante, ainda, que será realizado um workshop de Astrofísica, nos meados de Maio e uma das actividades do mesmo será a montagem do radiotelescópio com os estudantes, como forma de permitir que eles conheçam o equipamento e o seu funcionamento.
De referir que, desde o início da implementação do projecto DARA, foi possível formar uma média de 50 pessoas da Universidade e de algumas instituições de pesquisa, através de seminários, workshops e estágios fora do país.
O Prof. Doutor Cláudio Paulo disse, ainda, que, com o novo equipamento, espera que os estudantes sejam capazes de observar, manipular, analisar e produzir artigos científicos, e que, até 2028, altura em que serão instaladas as primeiras antenas em estações que farão parte do projecto SKA, o país tenha, no mínimo, 20 jovens moçambicanos formados, desde a licenciatura até ao pósdoutoramento, evitando, assim, a importação de mão-de-obra estrangeira.