Focado na melhoria de prestação de serviços: DRA reunida em Conselho Técnico
A Direção do Registo Académico da UEM realizou na Terça-feira, no Campus Principal, o seu Conselho Técnico, um evento que, anualmente, reúne as repartições desta unidade orgânica, com vista a avaliar e harmonizar algumas actividades, para melhor prestação de serviços e garantir a rapidez na emissão de documentos.
Na abertura do encontro, o Director da unidade, Prof. Doutor Betuel Canhanga, falou das dificuldades que o Registo Académico enfrenta devido à insuficiência de recursos humanos, apontando a necessidade de informatizar, cada vez mais, os serviços, para suprir algumas dificuldades.
“Os sistemas informáticos são suportes. De algumas unidades, recebemos reclamações relativas à pouca massa laboral; há exemplos muito claros de Chibuto e Vilankulo, em que o pessoal afecto ao Registo Académico, não é suficiente para o volume de trabalho”.
O Director da DRA assegurou que os programas SIGA 2.0 e MozDocs, apresentados ao longo do evento, fazem parte da iniciativa relativa à informatização dos serviços para dinamizar o trabalho.
Por sua vez, os funcionários da DRA falaram dos constrangimentos causados pela demora no envio de pautas pelos docentes, destacando o atraso, principalmente na emissão de certificados de conclusão de cursos e diplomas.
“Os diretores dos cursos deviam reunir-se com os docentes, para a busca de solução deste problema”, sugeriu a funcionária da DRA, Naficia Nhacudine.
A mesma inquietação foi apresentada por Carlos Cumbane, também funcionário desta unidade, que indicou os pedidos de revisão de exames como outro serviço que leva muito tempo para ser respondido, devido a dificiências de articulação do pessoal afecto a estes serviços.