CB divulga resultados de pesquisas do projecto BioForMoZ
O Centro de Biotecnologia da UEM (CB-UEM) apresentou esta Quarta-feira em Maputo, os resultados de projectos de investigação realizados no âmbito da iniciativa BioForMoz, que visa essencialmente estimular a investigação ambiental no país.
O encontro serviu, igualmente, para a exposição de trabalhos de doutoramento, que abordam sobre a conservação da biodiversidade, saúde humana, animal e das plantas, realizados pelos investigadores deste Centro e financiados pela Agência Italiana de Cooperação e Desenvolvimento.
Na ocasião, o Director do CB-UEM, Prof. Doutor Joaquim Saíde, destacou que o seminário serviu para a troca de experiência entre investigadores de diferentes instituições, contribuindo, deste modo, para a melhoria dos trabalhos de investigação científica desenvolvidos pelos profissionais deste Centro.
“Estamos aqui nesta iniciativa, que iniciou há cerca de dois anos, à procura do meio termo para melhorar e executar estes projectos de investigação, elaborados pelos beneficiários das bolsas de estudo a vários níveis, com destaque para o mestrado e doutoramento”, referiu.
Dentre vários trabalhos apresentados, destaca-se a pesquisa apresentada pela investigadora do CB-UEM, Vanessa Comé, que consiste em caracterizar o perfil de resistência antimicrobiana de estripes de Escherichia coli isoladas em animais domésticos que habitam próximo de áreas de conservação.
“Do inquérito, foi possível aferir que o primeiro criador tinha uma frequência de assistência veterinária semanal e o segundo chama o veterinário quando tem uma situação pontual, como é o caso de abscesso nos animais. E, das 40 amostras colhidas, distribuídas em 20 para cada criador, 30 apresentaram características de Escherichia coli”, explicou.
Na mesma ocasião, Marília Mazivele, também investigadora do Centro, falou da necessidade do estabelecimento de técnicas de diagnóstico para a detecção do Maiz lethal necrosis Disease, vírus que reduz a produção do milho na região Centro e Norte de Moçambique.