“Colocar a pesquisa ao serviço de aprendizagem do estudante”
Docente e Pesquisador da UEM, Adriano Uaciquete
O nosso entrevistado chama-se Adriano Simão Uaciquete, 44 anos de idade, é assistente universitário na
Faculdade de Educação da UEM, e pesquisador na área da Educação. Actualmente, a desenvolver um
trabalho que procura fortalecer a relação entre Ensino e Pesquisa e desenlvimento de competências de
estudantes de graduação. Segundo ele, este trabalho se encaixa no actual contexto de transformação da
UEM em Universidade de Investigação (UdI).
Uaciquete não tem dúvidas, toda a actividade de ensino e aprendizagem na Universidade deve ser
suportada pela investigação. Mas também defende a melhoria das condições humanas, materiais e dos
curricula e incentivo para o exercício pleno da investigação na instituição.
Numa conversa simples e descontraída Adriano Uacique fala-nos dos seus projectos académicos e
partilha suas convicções e opiniões sobre aspectos a capitalizar nesta impreitada rumo à Universidade
de Investigação.
Qual é o seu grande projecto neste momento?
O meu grande projecto neste momento é o de Doutoramento na Universidade de Ghent, que surge num
contexto particular da mudança do sentido da universidade. Neste caso, a UEM está para ser uma
universidade de investigação e o meu projecto de pesquisa encaixa-se perfeitamente nesta mudança, a
partir do momento que tem como foco a relação entre ensino e pesquisa, procurando colocar a
pesquisa ao serviço de aprendizagem dos alunos. No quadro deste projecto, tenho igualmente
desenvolvido treinamento para o incremento de competências de estudantes.
Que lacunas identificou nos estudantes para avançar com este treinamento?
A primeira, tem a ver com o facto de que ao longo da preparação dos estudantes há pouca integração
da pesquisa na aprendizagem. O primeiro estudo apontou que apesar de haver alguma percepção de
que os estudantes fazem pesquisa, entretanto esta integração não passa no crivo do mínimo necessário
para o desenvolvimento de competências relacioanadas à pesquisa.
Foi por isso que, na fase seguinte, desenvolvemos uma intervenção que nos permitisse incrementar esta competência nos cursos de graduação em que estamos envolvidos como docente e simultaneamente pesquisador.
Que benefícios pode se esperar deste treinamento?
Uma vez que são intervenções que ocorrem no âmbito da pesquisa, os resultados são importantes para
informar a prática da docência no contexto da universidade e muito concretamente no contexto de
transformação da UEM em Universidade de Investigação. Com estas intervenções geramos evidências
do que funciona ou não. E, porque estas intervenções são desenvolvidas em salas de aulas, os
resultados mostram que os estudantes tiram benefício pelo simples facto de estarem envolvidos numa
componente cuja preocupação é reforçar esta relação entre ensino e pesquisa.
Pode dar exemplo de uma intervenção?
Para um estudo quase-experimental de design cruzado envolvemos estudantes em dois grupos
diferentes com mudança de grupo na fase intermédia da intervenção. No final comparamos o impacto e
os benefícios nas competências dos estudantes. Concluímos que, apesar de ganhos em ambos os
grupos, aqueles estudantes que iniciam a actividade de aprendizagem num contexto fortemente
influenciado pela investigação têm maiores ganhos em termos de motivação e competência quando
comparados com os que começam mais tarde. Com isso, queremos dizer que é necessário iniciar o
envolvimento dos estudantes na investigação o mais cedo possível. Com este estudo e outros,
contribuímos com os instrumentos que apresentam propriedades psicométricas robustas e práticas no
contexto de salas de aulas que podem ser adoptadas por outros docentes e pesquisadores no trabalho
do dia-a-dia num contexto de uma Universidade de Investigação.
O que pressupõe uma Universidade de Investigação?
Pressupõe que toda a actividade de ensino e aprendizagem deve ser suportada pela investigação. Toda a
actividade de gestão académica deve ter foco a criação de condições humanas, materiais e incentivo ao
exercício de investigação.