A Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal é uma das onze Fculdades da universidade Eduardo Mondlane, criada com o objectivo de formar técnicos superiores de qualidade em ciências agronómicas e florestais, como também desenvolver actividades na área científica e competências a ela associada prorporcionando ferramentas de alavana no desenvolvimento do país.
Visão Ser uma Faculdade de referência nacional e internacional em actividades de ensino, investigação e extensão de tecnologias agrárias e florestais.
Missão Formar profissionais agrários e florestais com alto grau de qualificação científico-tecnica, com espírito crítico, etico, empreendedor e de liderança, comprometidos com o desenvolvimento sustentavel do País.
Ensino A Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal lecciona cursos nos níveis de graduação e pós-graduação:
Mestrado – Tecnologia e Utilização de Madeira – Protecção Vegetal – Desenvolvimento Rural – Economia Agrária – Extensão Agrária – Gestão de Solos e Águas – Maneio e Conservação da Biodiversidade
ACTIVIDADES Ao longo da sua existência a Faculdade formou a maioria dos técnicos de agronomia e florestas existentes no país e alguns dos actuais líderes do país em exercício, e publicou estudos de referência internacional na sua área de actuação . Os recentes trabalhos trabalhos de pesquisa incluem:
O combate á mosca da fruta;
Estudos iniciais sobre o amarelecimento letal do coqueiro;
A quantificação da biomassa e carbono em florestas nativas;
Métodos de colheita de água em zonas semi-áridas de Moçambique;
Desenvolvimento de diagnóstico rápidos de fertilidade de solos;
Melhoramento de feijão nhemba ao stress hídrico e doenças entre outras;
A FAEF organizou a Conferência Africana de Ciências Agronómicas que foi um grande éxito.