Universidade Eduardo Mondlane

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Estudantes Actuais

Actualmente a UEM conta com 48.306 estudantes inscritos em 204 cursos, sendo 104 de licenciatura, 85 de mestrado e 15 de doutoramento, nos regimes laboral, pós-laboral e à distância. Do número acima referido, 4.982 estão inscritos em programas de pós-graduação, dos quais 4.632 são estudantes de mestrado e cerca de 350 de doutoramento.
A Faculdade de Letras e Ciências Sociais alberga a maior proporção de estudantes da UEM, cerca de 22%.

Matrículas e Inscrições

Matrícula
A matrícula é o “acto pelo qual se confirma o ingresso na Universidade Eduardo Mondlane…” , ou seja, e mediante o acto da matrícula o candidato admitido se torna oficial e formalmente estudante da Universidade Eduardo Mondlane. Entretanto, este acto é realizado em conformidade com procedimentos prescritos no Edital de Matrículas, publicado logo após a publicação dos resultados dos exames de admissão.

Porém, no final de cada ano lectivo os estudantes deverão proceder a actualização (renovação) da matrícula para o ano seguinte, mediante o pagamento da respectiva taxa, conforme Edital a ser publicado pela Direcção do Registo Académico.

Inscrição
A inscrição é o “acto pelo qual o estudante se regista nas disciplinas que pretende frequentar, precedido da actualização da matrícula.” Este acto é igualmente materializado pelo preenchimento do Boletim de Inscrição e pelo pagamento da respectiva taxa.
É importante destacar que é a inscrição na disciplina que habilita o estudante a frequentá-la e, consequentemente, ser submetido a avaliações de frequência ao longo do respectivo semestre. De tal forma que, o estudante que não se inscreve não poderá gozar do direito de frequentar a disciplina.
Um outro dado não menos importante é que este acto deverá, posteriormente, ser validado pelas respectivas Secretarias de Registo Académico que, por sua vez, deverão ter em conta o plano de estudos do curso, bem como o regime de precedências estabelecido no plano curricular do curso. Só depois de
concluído este processo, serão emitidas as listas dos estudantes matriculado e inscritos. por cada turma, disciplina e curso.

Transferência Inter-universitária

O Artigo 1, nr. 1 do Regulamento Pedagógico diz que o ingresso na Universidade Eduardo Mondlane está condicionado à prestação de provas de exame de admissão. São excepções os casos de:
a) Indivíduos abrangidos por acordos internacionais que os isentam dos exames de admissão e outras formas previstas na lei (Artigo 2);
b) Indivíduos que tenham frequentado ou se encontram a frequentar instituições do ensino superior (Artigo 3). O ponto 2 é tratado com base no Despacho 018/RT/91, o qual estabelece as regras básicas a aplicar. O calendário académico estabelece o período para a submissão dos pedidos de isenção de exame de admissão – geralmente entre Setembro de Outubro.
A Direcção Pedagógica é o órgão que, na Universidade Eduardo Mondlane, se responsabiliza pela organização e coordenação do processo de admissões, quer por via de exames de admissão, quer por via de transferência.

Mudança de Curso e Regime

Os estudantes matriculados na UEM e inscritos a um curso, podem, se assim o desejarem, solicitar a mudança de curso obedecendo as regras estabelecidas para o efeito pelo Regulamento Pedagógico (Artigos 22-29).

O pedido é submetido ao Director da Faculdade ou Escola que lecciona o curso para o qual o estudante pretende se transferir. Entre as condições a satisfazer estão:
a) Obedecer o período de solicitação estabelecido pelo Calendário Académico;
b) Ter um certificado de 12ª classe compatível com o curso pretendido;
c) Anexar a ficha do rendimento pedagógico do curso que se encontra a frequentar;
d) Outros requisitos dependendo dos casos. A aceitação da mudança de curso está condicionada à
disponibilidade de vagas no curso pretendido.

Alojamento

A UEM possui 1.997 camas distribuídas nas suas 13 Residências Estudantis para acomodar estudantes.Em Maputo, a Direcção dos Serviços Sociais (DSS) gere 8 (oito) residências universitárias e serviços de lavandaria. Nas Escolas fora da Cidade de Maputo, nomeadamente, a ESHTI (Inhambane), ESNEC (Gaza),
ESUDER (GAZA) e ESCMC (Zambézia), existem também residências para acomodar estudantes.
Os serviços de alojamento são primariamente destinados à estudantes beneficiários de bolsa completa ou ainda bolsa-alojamento. Excepcionalmente, a DSS coloca à disposição determinado número de alojamentos para o regime de arrendamento de cama, devendo os interessados apresentar uma proposta no início de cada ano.
Residências Universitárias em Maputo:
a) Residência 1 (Self): Av. Amílcar Cabral, 1254
b) Residência 2, Av. Mao Tse Tung, 1038
c) Residência 4: Av. Amílcar Cabral, 928
d) Residência 5: Av. Mao Tse Tung, 889
e) Residência 6: Campus Universitário (prolongamento da Rua da França)
f) Residência 7: Campus Universitário (prolongamento da Rua da França)
g) Residência 8: Av. Karl Marx, 939
h) Residência 9: Campus Universitário (prolongamento da Rua da França)

Bolsas de Estudo para Graduação

A Universidade Eduardo Mondlane, por entender que as condições sócio-económicas não deverão condicionar a frequência dos estudos superiores, introduziu uma política de concessão de benefícios sociais aos estudantes devidamente matriculados na Universidade Eduardo Mondlane, tal como preveem o Regulamento sobre os Benefícios Sociais e os Editais publicados anualmente em cada Faculdade.
Estes dois documentos, preveem as circunstâncias em que os estudantes deverão candidatar-se, solicitar a revisão dos despachos publicados, entre outras informações inerentes a atribuição dosbenefícios.

Uma vez atribuído um destes benefícios sociais, o estudante beneficiário deverá contactar os serviços da respectiva Faculdade a fim de se informar sobre os benefícios decorrentes do tipo de bolsa que lhe foi atribuído.
a) Bolsa Completa
É completa a bolsa que habilita o beneficiário ao alojamento, alimentação, assistência médica e medicamentosa, gastos correntes e isenção de pagamento de propinas.
b) Bolsa Reduzida
É reduzida a bolsa que contempla os benefícios indicados no número precedente, mas com exclusão do alojamento.
c) Bolsa-Alimentação
É de alimentação a bolsa que habilita o beneficiário à alimentação, sem contemplar qualquer outro benefício.
d) Bolsa-Alojamento
É de alojamento a bolsa que habilita o beneficiário ao alojamento ou o subsídio suplementar para suportar os custos inerentes ao alojamento, sem contemplar qualquer outro benefício.

Direcção dos Serviços Sociais (DSS)
Na Universidade Eduardo Mondlane, a Direcção dos Serviços Sociais (DSS) é o órgão responsável pelo atendimento e apoio social ao estudante, tendo por missão a execução da política social destinada ao estudante.
Contacto
Avenida Paulo Samuel Khankomba n° 203, entroncamento com a Avenida Kim Il Sung
Maputo – Moçambique
Telefone: +258 21 491454/56

Bolsas de Estudo para Pós-Graduação

Actualmente, a UEM possui um programa para a atribuição de bolsas de estudo para pagamento de propinas nos cursos de Mestrado e Doutoramento ministrados na UEM ao abrigo das “Normas de Acesso ao Fundo de Pós-Graduação”.
Estas bolsas são destinadas ao pessoal interno: docentes, investigadores, membros do Corpo Técnico e Administrativo (CTA) da UEM, de nacionalidade moçambicana, em regime de tempo inteiro; e ao pessoal externo: estudantes de Pós-graduação da UEM, de nacionalidade moçambicana, sem nenhum vínculo contratual com a instituição.
Anualmente a Direcção Científica publica um edital com informação detalhada.

Para mais detalhes, contacte:
Direcção Científica
Av. Julius Nyerere, nº 3453, Campus Universitário Principal, 2º Andar, Edifício da Reitoria
Telefone: +258 82 327 0926 / 85 054 8928

Bolsa de Estudos Alcinda Honwana apoia a formação superior de jovens mulheres moçambicanas A Bolsa de Estudos Alcinda Honwana é uma iniciativa privada da antropóloga moçambicana Alcinda Manuel Honwana que visa beneficiar mulheres moçambicanas que pretendam prosseguir os seus estudos de pós-graduação nas áreas de Ciências Sociais e de Ciências Naturais e Matemática.
A bolsa é completa cobrindo as despesas relacionadas com a formação da estudante – propinas universitárias, subsídios de alojamento e alimentação e material didático – num período máximo de 2 anos lectivos.
Para mais informação visite o website: https://www.bolsaalcindahonwana.com

Taxas dos Serviços Académicos

Designação

Taxas

Valor (MT)

1.       Taxa de Renovação de Matrícula

1.1.  Regime diurno

250,00

1.2.  Regime pós-laboral, mestrandos e doutorandos

500,00

1.3.  Multa de Renovação até 15 dias

700,00

1.4.  Multa de Renovação até 1 mês

900,00

1.5. Multa de Renovação até 3 meses

1.000,00

2.       Taxa de Mudança de Curso

2.1. Via Exame de Admissão

5.500,00

2.2. Via Requerimento

8.500,00

3.       Taxa de Transferência de Outras Universidades para UEM

3.1.  Taxa única (nacionais e estrangeiro) – Primeiro Ano

8.500,00

3.2. Taxa única (nacionais e estrangeiro) – Segundo Ano

12.500,00

3.3. Taxa única (nacionais e estrangeiro) – Terceiro Ano

15.000,00

3.4. Taxa única (nacionais e estrangeiros) – Quarto Ano

25.000,00

4.       Taxa de Mudança de Turno (regime)

4.1. Taxa única (nacionais e estrangeiros)

8.500,00

5.       Taxa de Pedido de Revisão de Provas e Trabalhos de Frequência

560,00

6.       Taxa de Pedido de Revisão do Exame Escrito

840,00

7.       Taxa dos Exames de Recorrência

140,00

8.       Taxa de Pedido de 2a Chamada de Provas de Avaliação de Frequência

420,00

9.       Taxa de Levantamento de Suspensão

1.500,00

10.   Taxa de Exame Extraordinário

10.1 Nacional – Semestral

1.350,00

10.2 Nacional – Anual

2.400,00

10.3 Estrangeiro – Semestral

2.500,00

10.4 Estrangeiro – Anual

5.000,00

11.   Taxa de Reingresso

11.1  ≤ 3 anos – Nacional

5.250,00

11.2  ≥ 3 anos – Estrangeiro

12.600,00

11.3  > 3 anos – Nacional

12.500,00

11.4  > 3 anos – Estrangeiro

20.400,00

12.   Emissão de documentos

12.1 Declaração para fins hospitalares e de abono de família

70,00

12.2 Declaração para fins de obtenção de cartão de leitor nas bibliotecas

70,00

12.3 Declaração para efeitos de obtenção de Passaporte

70,00

12.4 Declaração de nível obtido

210,00

12.5 Declaração de cadeiras feitas (Licenciatura)

500,00

12.6 Declaração de cadeiras feitas (Mestrado)

500,00

12.7 Declaração de cadeiras feitas (Doutoramento)

500,00

12.8 Certificado de conclusão de curso (Licenciatura)

1.250,00

12.9 Certificado de conclusão de curso (Mestrado)

1.250,00

12.10 Certificado de conclusão de curso (Doutoramento)

1.250,00

12.11 Certificado de carga horária (Licenciatura)

750,00

12.12 Certificado de carga horária (Mestrado)

1.000,00

12.13 Certificado de carga horária (Doutoramento)

1.000,00

12.14 Certificado de conduta académica (Licenciatura)

750,00

12.15 Certificado de conduta académica (Licenciatura)

1.000,00

12.16 Certificado de conduta académica (Licenciatura)

1.000,00

12.17 Certificado de programas temáticos

300,00

12.18 Certificado de programas temáticos (parcial)

300,00

12.19 Cartão de estudante

300,00

12.20 Cartão de estudante (2ª via)

400,00

12.21 Cartão Alumni

500,00

12.22 Diploma (Graduação)

2.000,00

12.23 Diploma (Mestrado)

2.500,00

12.24 Diploma (Doutoramento)

3.000,00

13.   Inscrição para a cerimónia de graduação

13.1 Para a Graduação

1.500,00

13.2 Para a Pós-Graduação

2.500,00

Associação dos Estudantes

 Associação dos Estudantes
A Associação dos Estudantes Universitários (AEU-UEM), fundada em 1991, é uma organização representativa dos estudantes da UEM, sem fins lucrativos, não partidária, dotada de personalidade

jurídica. Goza de autonomia administrativa, financeira e patrimonial e constitui-se essencialmente para representar e realizar os interesses dos estudantes vinculados juridicamente à UEM.
A AEU-UEM constitui-se por tempo indeterminado e tem a sua sede na cidade onde estiver instalada a Reitoria da UEM, sendo as suas actividades de âmbito nacional.
A AEU está representada ao nível das Faculdades e Escolas da UEM através dos Núcleos de Estudantes
a) Visão
Ser uma Associação de referência nacional e na região, onde os estudantes gozam dos seus direitos legítimos como resultado das suas acções.
b) Missão
Promover a realização dos interesses e direitos legítimos dos estudantes vinculados juridicamente à UEM através de uma associação consistente e coerente

Contacto
Associação dos Estudantes Universitários
Praça 25 de Junho CP 257, Rés-do-chão
Maputo – Moçambique

SIGA - Sistema Integrado de Gestão Académica

SIGA – Sistema Integrado de Gestão Académica da Universidade Eduardo Mondlane é uma plataforma que permite, de uma forma integrada, a execução de diversos processos inerentes ao funcionamento do registo académico da Universidade Eduardo Mondlane. Permite entre outras funcionalidades:
a) Aos Estudantes: realizar e renovar matrícula e inscrições, bem como, o seu o seu histórico académico, incluindo os resultados das suas avaliações.
b) Aos Docentes: criar avaliação; publicar notas; visualizar as disciplinas que lecciona.
c) Aos Gestores Académicos: registar as unidades acadêmicas e de forma subsequente, criar cursos e adicionar os respectivos regimes; adicionar Docentes; registar e listar estudantes; gerir inscrições e matrículas para os novos ingressos; gerar relatórios estatísticos.